BPO Financeiro – Oportunidade e tendência

Com as diversas obrigações diárias de um negócio, muitas vezes é difícil o empreendedor parar para realizar as conciliações das contas, analisar indicadores, acompanhar a evolução do caixa da empresa. Uma atividade que exige atenção do empreendedor e quando não consegue atender, pode gerar diversas dores de cabeça, dinheiro ir pelo ralo e até mesmo colocar a empresa no vermelho.

Por isso elaboramos este artigo para evidenciar o quando é importante ter alguém qualificado no  controle do financeiro para gerenciar os recursos, que por uma empresa terceirizada ou colaborador.

Quando se opta por contratar um colaborador nem sempre é a melhor estratégia, pois exige expertise e conhecimento do financeiro para manter tudo sob controle, além da apresentação de relatórios financeiros para que você consiga ter uma visão em tempo real. Então aqui fica uma sugestão, terceirização do departamento financeiro.

O que é BPO? O que ele faz pelo meu negócio?

Conhecido no mercado como BPO Financeiro (Business Process Outsourcing), sigla inglês que significa terceirizar uma parte do processo. É exatamente isso que a empresa contratada faz. Utilizando profissionais com diversos conhecimentos e especializações, a terceirizada consegue auxiliar o empreendedor nas tomadas de decisões, baseada em números e não suposições.

Imagine uma loja que vende a prazo em diversas plataformas, compra a prazo, importa produtos de outros estados, possui funcionários. Você como gestor precisa gerenciar, vendas, orçamentos, atendimento, compras, marketing, gestão de pessoas. Percebe que são muitas atividades dentro uma jornada de trabalho e não há tempo para sentar e fazer o controle do que entrou o e saiu do caixa.

É aqui que o profissional terceirizado faz toda diferença, o mesmo terá acesso aos bancos para gerenciar os pagamentos das contas, controlar os recebimentos, cobrar, emitir notas fiscais, analisar impostos, gerar indicadores e relatórios para você ficar por dentro. Isso é bom para uma empresa, porque fica bem mais simples saber o momento certo de investir  e planejar a expansão dos negócios.

Mas você deve pensar, pra fazer tudo isso eles devem cobrar uma fortuna. Então vamos analisar! Quando custa um funcionário com experiência no departamento financeiro? Quanto custa o seu tempo para conferir o que ele fez? Quanto custa para você clientes inadimplentes, boletos em atrasos, juros e caixa furado? Agora, observe o quanto você consegue evoluir tendo o acompanhamento de profissionais que possuem expertise em gerenciamento financeiro. Sem dúvida fica bem mais simples e menos estressante cuidar dos negócios.

Porém se o empreendimento está no início, você pode utilizar alguns recursos tecnológicos  que vão otimizar seu tempo e maximizar sua produtividade. Algumas empresas de softwares, oferecem um sistema completo de gestão para micro empresas, que vão desde controle de prospecção de clientes, emissão de notas fiscais e boletos, controle de contas a pagar, contas a receber, relatórios gerenciais e integração com o sistema da contabilidade.

Ou seja, é possível começar e ter um mínimo de controle, até chegar no momento em que terceirizar é a melhor alternativa para crescer saudável.

Tendência de Mercado

A terceirização de alguns departamentos da empresa trazem diversos benefícios para as companhias. Começando pelas constantes atualizações trazidas pelos profissionais terceirizados, novas metodologias de executar processos, redução de custos com funcionários e ainda trazem inovações para o dia a dia. Essa mesma tendência cria oportunidade para novos profissionais se desafiarem e conhecerem vários segmentos empresais, que possuem dinâmicas diferentes para atingir seus resultados.

O bom resultado sempre vem de uma análise detalhada, onde a gestão possa observar os pontos fracos e melhor com acompanhamento de quem entende do assunto. Aqui você pode certeza que está falando com contadores, administradores, economistas, advogados. Pessoas que somam conhecimentos para inteligência dos negócios.

Conclusão

Evite deixar o financeiro da sua empresa de lado ou pouco gerenciado, é aqui que você descobre se o empreendimento está crescendo de forma saudável. Para ter bons resultados é preciso ter pessoas qualificadas trabalhando à seu favor, porque o financeiro da empresa vai muito além de emitir notas fiscais  boletos.

Se você é um profissional que deseja este desafio, abrir um CNPJ, criar uma marca e oferecer estes serviços é uma ótima opção. Porque o mercado precisa de você agindo juntamente com os empreendedores para fortalecer a economia, gerando emprego e renda.

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp