Se você caiu neste artigo, significa que está em busca de indicadores financeiros confiáveis para lhe auxiliar na análise dos resultados das suas vendas. Como os números não mentem, iremos mostrar no decorrer deste artigo como calcular e aplicar ao seu negócio. Então vamos lá!
Ticket médio é originado do termo inglês Average Ticket Price ou ATP. Muito utilizado para mensurar o consumo médio de cada cliente em sua loja, ou seja, quanto este cliente gasta comprando seus produtos em uma operação. Sabendo o que estes clientes estão comprando, a empresa consegue identificar o interesse do cliente por aquele seu produto.
Dependendo do produto ou modo que está vendendo o ticket médio irá revelar a deficiência de soluções na gestão de vendas. Quando as estratégias de vendas não agregam valor ao faturamento é preciso ficar ligado, talvez seja hora de analisar as ações do marketing, diversificar produtos ou oferecer kit’s que despertem o interesse do cliente em levar mais para casa.
Vale Salientar que ao realizar o cálculo e analise é preciso considerar outros indicadores para que tenha uma visão mais assertiva dos resultados do período como: Lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição, dentre outros.
COMO CALCULAR O TICKET MÉDIO?
O cálculo é bem simples e pode ser feito a partir dos seguintes dados:
– Selecione o período de vendas que deseja analisar;
– Faturamento;
– Número de clientes atendido neste período;
Para ter o indicador, basta dividir o volume de vendas/nº de clientes atendidos, por exemplo:
Período: Dezembro/2020
Faturamento: R$ 60.000,00
Nº de clientes: 200
Ticket Médio (Faturamento/nº clientes atendidos) = R$ 60.000,00/200
Ticket Médio: R$ 300,00
Quanto maior for seu ticket médio, melhor sua participação no mercado. Uma das formas de continuar elevando, é analisar as ações de seus concorrentes e entender como ele faz esse cliente gastar mais na loja dele ao invés da sua. Neste século, as pessoas buscam muito mais os benefícios dos produtos do que o preço, então quanto mais valor for gerado à sua marca, mais atraído pelo seu mix de produtos eles estarão.
Além da criação de combos, o mix de produtos fazem toda diferença. Se você oferece apenas camisas de determinadas marcas e não oferece um adicional como boné, pode ser que este cliente deixe de comprar na sua loja e adquira este produtos no seu concorrente, mesmo custando mais caro. Haja vista que ele está interessado no boné que acompanha a camisa, deixando ele mais satisfeito porque está com look completo. Você não acha? Essa técnica de observar o concorrente é conhecida como benchmarking.
Investir em treinamentos e moldar funcionários a terem excelência no atendimento é uma das alternativas de maximização do ticket médio do negócio. Na maioria dos casos, clientes voltam a comprar na sua loja pelo atendimento que receberam ou descontos que foram concedidos pela fidelidade. Ofereça a experiência dele se sentir único, com toda certeza ele falará bem de você até mesmo para seus concorrentes.
CONCLUSÃO
O Ticket médio é o indicador mais simples para mensurar o crescimento das vendas, por ser tão simples é necessário que o empreendedor utilize apenas duas variáveis. Volume de vendas de um período dividido pelo nº de clientes atendidos. Este indicador é excelente para análise de evolução do faturamento do período em questão comparado com períodos anteriores.
A partir dele você pode traçar estratégias de marketing para aumentar seu ticket, verificar os motivos pelos quais seus clientes pararam de comprar na sua loja ou se o consumo está baixo por não estarem sendo estimulados a consumir seu mix de produtos, precificação correta, dentre outros fatores.
Pense fora da caixa, analise o que seus concorrentes estão fazendo. Muitas vezes promoções mais elaboradas, ênfase maior nos benefícios dos produtos, combos que agregam valor, time bem treinado e gestores que buscam soluções simples para levar a experiência ao cliente.
Calcular o ticket médio é fácil, mas vale lembrar que se o mark-up da empresa estiver calculado de forma incorreta, o valor ticket médio ficará comprometido. Por isso, revise o mark-up antes de calcular e ajuste os preços conforme necessário. Em caso de dúvida, consulte nos contadores para lhe auxiliar nas dúvidas.