A relação entre empreendedor e contador deve ser próxima e de confiança, mas para isso é necessário pontuar alguns detalhes.
Cada peça do tabuleiro possui suas funções e tarefas a serem cumpridas. Há obrigações de ambos os lados, porém, muitas vezes isso acaba se misturando e sendo confundido.
Além da distorção, existe a falta de informação. O conhecimento reduzido sobre cada uma das peculiaridades de ambas as funções podem prejudicar o relacionamento.
A ideia desse artigo é justamente unir empreendedor e contador com esclarecimentos sobre as obrigações de cada um.
QUAIS AS RESPONSABILIDADES DE UM CONTADOR?
O assunto é muito mais importante do que parece. É que se o contador não cumprir as obrigações, ele pode responder na justiça ou ao próprio cliente, se for acionado judicialmente. Claro, sem citar a multa de no mínimo R$ 500,00 por declaração não entregue ou escrituração com dados faltantes.
Neste caso, o profissional poderia até cumprir penas, dependendo da conduta cometida. Viu só como é necessário estar alerta com esse tema? Já a responsabilidade civil está diretamente ligada à prática das técnicas contábeis.
Para entendermos melhor, segue aqui um exemplo. Podemos citar logo de início o ato ou indução da prática de caixa 2, que é um crime no Brasil.
Indo além, a responsabilidade do contador começa no momento em que recebe as informações completas sobre o seu cliente. Os profissionais estão envolvidos com tudo aquilo que influencia a emissão de guias para recolhimento dos impostos, planejamento tributário, recuperação de tributos. entre outros temas extremamente essenciais.
QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DO EMPRESÁRIO?
Mudando de lado de perspectiva, chegou a hora de falar das responsabilidades do empresário. Por incrível que pareça, agora é até mais fácil de assimilar a informação.
O empreendedor tem a obrigação de informar ao seu contador de confiança todas as informações referentes ao negócio. Nada pode ficar de fora para não atrapalhar o trabalho contábil.
Essas informações são aquelas que têm o poder de modificar o patamar financeiro ou patrimonial da empresa. Isso se dá por meio da apresentação de documentos essenciais, como extratos bancários, boletos pagos, comprovantes e notas fiscais.
POR QUE NÃO ESCONDER DADOS DO CONTADOR?
A sonegação de documentos, que é o ato da empresa omitir documentos da contabilidade, é muito mais comum do que parece. Empreendedores Brasil à fora acabam cometendo esse ato falho.
Difícil acreditar nisso, mas é importante frisar que o empresário que faz isso está prejudicando o próprio negócio e não a vida do contador. E sim, fazer sonegação de documentos tem consequências.
O empresário pode acabar respondendo por processos nas áreas cível e criminal. Então, afaste-se dessa prática imediatamente se for o seu caso. Isso é uma verdadeira traição com o seu contador e com as suas finanças.
COMO FAZER A CONTRATAÇÃO DE UMA CONTABILIDADE?
Antes de mais nada, comece primeiro pela verificação do registro profissional do contador que você está pensando em contratar. A credibilidade é um dos pontos primordiais.
Após isso, uma dica interessante é conhecer os clientes já atendidos pela contabilidade para saber se estão satisfeitos. A ideia é saber a qualidade efetiva do serviço oferecido aos outros empreendedores.
Na sequência, o terceiro passo indicado é avaliar a estrutura da contabilidade tanto física quanto de trabalho, para saber se as suas demandas serão atendidas com agilidade e precisão.
O ideal é você ficar atento também na experiência prática do contador que vai cuidar do seu negócio. O conhecimento dentro da sua área de atuação é importante para o crescimento e manutenção das atividades.
Como nós já mostramos aqui, é possível trocar a empresa de contabilidade do seu negócio, caso as suas solicitações não estejam sendo atendidas. Basta usar as dicas acima e aplicar na escolha da nova parceria.