Contabilidade para Representante Comercial

Não é de hoje que a contabilidade é essencial para os mais diferentes segmentos da economia. Para os representantes comerciais não é diferente, muito pelo contrário. Os contadores podem ser os maiores aliados desses novos empreendedores.

Há aqueles que pensam ser desnecessário ter custos com o serviço de assessoria contábil, mas estamos aqui para provar o contrário.

É um tremendo erro para os representantes comerciais, principalmente os que não são CLT e operam em regime PJ. O serviço contábil é o que vai guiar a prosperidade dos negócios.

Entenda como funciona a ajuda profissional 

Os contratos, documentos contábeis, fluxo de notas, gerir as guias de impostos, obrigações acessórias e a declaração de imposto de renda – todos esses são itens essenciais para os representantes comerciais que devem ser geridos por um contador. 

Na prática, o contador vai dar garantia de estabilidade dos números apresentados e não somente uma gestão das finanças.

Para entender ainda melhor isso na prática, a partir de um serviço contábil de qualidade, você vai descobrir quais práticas estão dando resultados positivos ou negativos. A partir disso, você poderá aplicar mudanças na forma de trabalhar. 

Vantagens de ter uma assessoria contábil 

O representante comercial que conta com um contador confiável é inserido na atualidade de uma vez por todas. Vista como empresa que respeita as normas contábeis e fiscais, apresenta números reais da situação patrimonial para seus credores, planeja o recolhimento dos tributos para maximizar lucros. 

Visando maior rentabilidade e lucratividade do negócio, a contabilidade direciona o empreendedor com base nos números, indicadores financeiros que apontam os gargalos que consomem o caixa. Sem visão de números reais, é como tomar decisões no escuro, ação que pode comprometer as operações. É por isso que estamos aqui, para te ajudar a ter sucesso.

O auxílio e a assessoria de uma contabilidade especializada para representantes comerciais acaba sendo um grande investimento, isso é inegável. Uma vez que o time de experts realiza simulações de cenários da tributação na pessoa física e pessoa jurídica, além de apresentar as obrigações em cada uma delas. Esse diferencial traz mais conforto para o empreendedor, clareza de informações.

Não há a menor dúvida de que o representante comercial está no caminho certo ao se cercar de uma assessoria contábil. O empreendedor passa a ter mais credibilidade e competitividade no mercado. As finanças precisam estar em ordem para que o progresso dos negócios siga em vento e polpa. 

Conheça as principais atividades que o contador pode atuar com representantes comerciais: 

A consultoria contábil: O auxílio do profissional contábil foca aqui na parte fiscal contábil, trabalhista e legal, além do auxílio em toda parte da tomada de decisões, que é essencial para qualquer profissional dessa área. 

A administração e controle das finanças: O contador vai ajudar na administração das finanças do representante e vai ajudar em diversos assuntos burocráticos, como a abertura de empreendimento ou planejamento dos caminhos para o crescimento.

A redução dos gastos: A escolha dos regimes tributários adequados para os representantes, que neste caso são o Simples Nacional ou Lucro Presumido. A escolha acertada impede que o profissional arque com custos desnecessários. O contador ainda faz o controle financeiro com cautela, para a entrega de obrigações acessórias.

A auditoria contábil: A partir de uma uma auditoria, o representante pode saber se o seu empreendimento está conforme a legislação em vigor e se os projetos dos negócios estão compatíveis com a área de atuação.

O cumprimento das obrigações: É essencial ter todas as obrigações em dia. Isso tudo com o objetivo de alcançar credibilidade perante os clientes e fornecedores. Assim fica muito mais fácil conseguir financiamentos e participações em licitações.

A redução de multas e problemas legais: A supervisão constante e correta de todas as práticas da empresa permite que os riscos de pagar dívidas e impostos em atraso sejam bem menores.Afinal, ter gastos com multas e juros pode trazer prejuízo no orçamento da empresa e pode levar à redução dos lucros e estabilidade financeira como um todo.

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp