Como funciona a contabilidade para médicos?

Ligar medicina com contabilidade é algo extremamente raro, mas ao contrário do que a maioria pensa essas duas ciências podem andar juntas. E não somente isso, uma pode beneficiar a outra. Boa parte dos médicos ao se formarem já devem procurar ajuda de uma contabilidade. Neste texto você vai descobrir mais sobre isso. 

Para poder atuar com mais tranquilidade, os médicos precisam ter o próprio CNPJ e, assim, se tornar mais independentes como pessoas jurídicas. Afinal, na profissão em questão as pessoas não precisam estar atreladas a empresas de terceiros. 

Neste texto, você que atua com a medicina vai passar a entender melhor essa ligação com a contabilidade e como ela pode revolucionar a sua forma de trabalhar.

 

O médico PJ atua de maneira diferente?

A resposta é simples e direta: não muda em nada. O que acontece, na verdade, é que o profissional recebe os valores da sua atenção na conta da Pessoa Jurídica. Na prática, essa ação torna mais fácil alguns contratos, sem falar que o regime PJ o torna mais bem aceito. 

Ao atuar como PJ, uma coisa que os médicos precisam ter em mente é que uma assessoria contábil é essencial para a tomada de decisões e organização correta de todas as finanças. 

Afinal, quais as vantagens de ser um médico PJ?

Menos impostos

Boa parte das pessoas acredita que é o contrário, que o médico PJ acaba pagando mais impostos. Porém, é justamente o oposto. O profissional acaba absorvendo a maior parte do valor recebido, sem depender ainda do salário de uma empresa que o está contratando.

Mais segurança

Sim, ser um médico PJ é mais seguro. Isso acontece principalmente no quesito de negócios entre empresas, já que os empresários preferem lidar com outro CNPJ, ao invés de uma pessoa física e arcar com todas as questões trabalhistas. 

Ser médico PJ vale a pena mesmo?

Sim, vale sim, principalmente se você tem determinados direcionamentos,  principalmente para aqueles que querem atuar com atendimento ao público. Sem falar em casos mais profundos e burocráticos, como fazer contratos com instituições de saúde. Nessas situações ser PJ facilita e muito a vida desses profissionais, 

Vale como curiosidade que poucos médicos atuam em regime CLT atualmente, justamente por não valer tanto a pena. A maior parte atua de forma PJ ou ainda concursada em instituições públicas. 

Qual o melhor modelo de CNPJ?

Essa pergunta já  não é tão simples de responder, isso porque o melhor tipo de empresa para um médico depende do modelo de atuação. É interessante que é bem amplo o caso de médicos que se unem para abrir um CNPJ próprio.

Por outro lado, existe uma outra parcela que prefere o contrário, sendo assim ser o único proprietário do negócio.

Esse é outro ponto que mostra a importância de contratar um serviço de contabilidade, já que são os contadores os profissionais mais adequados para dar esse direcionamento. A decisão precisa ser precisa para colher frutos no futuro. 

A tributação varia entre os médicos?

Vária sim, isso porque depende da forma como está concebido o negócio. Existem basicamente duas modalidades: o Simples Nacional para os médicos que têm um CNPJ próprio sozinhos e o Lucro Presumido para os negócios em que diversos médicos se juntam para abrir uma empresa.

O contador também entra nessa parte ao trazer a orientação sobre qual o modelo mais adequado às condições financeiras e ao modelo desejado. 

Conclusão 

Fato é, seja qual for o modelo de negócio ou tributação que você pense ser o melhor, somente com o auxílio de uma assessoria jurídica será possível fazer a tomada correta de decisões. 

Seja médico ou não, os contadores são essenciais e vão, com toda certeza, garantir a saúde do seu negócio. 

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp