No artigo de hoje vamos aprender os melhores indicadores para conhecer sua empresa e avaliar como está indo a saúde financeira dela, além de auxiliar na tomada de decisões.
Vamos começar com os indicadores de endividamento, passaremos pelos indicadores de rentabilidade e terminaremos conhecendo o CAC e ticket médio.
Liquidez seca
Este indicador nos mostra a capacidade de uma empresa de pagar suas dívidas, é importante pois com ele o empresário pode ter uma visão de quanto sua empresa de fato esta devendo, não levando em conta o estoque.
Tiramos o estoque pois queremos ver se conseguimos pagar nossa dívida sem vender nada, já que não podemos depender de uma venda futura para pagar uma dívida no presente.
É calculado pela fórmula: Ativo Circulante – Estoque / Passivo Circulante
Onde:
- O ativo circulante é tudo que pode ser transformado ou já é dinheiro, como o caixa, contas de banco, conta a receber de clientes, e estoque;
- O passivo circulante é todas as despesas ou dívidas no curto prazo de uma empresa, ou seja, tudo que deve ser pago pela empresa;
- O estoque nada mais é que a mercadoria que a empresa possui.
Um exemplo: Uma empresa tem R$ 12.000 de ativo circulante, R$ 2.000 de estoque e R$ 4.000 de passivo circulante, então temos: 12.000 – 2.000 / 4.000 = 2,5
Concluímos que:
- Podemos dizer então que nesta empresa de exemplo, para cada R $1 de dívida temos R $2,5 para pagar.
- O ideal é sempre tentar manter esta relação acima de 1 para não ficar endividado.
Liquidez imediata
Este indicador é muito parecido com o último, também ajuda a identificar e a avaliar a saúde da empresa, mas a diferença é que este mostra o quanto pode de fato pode pagar da dívida.
É calculado pela fórmula: Disponibilidade / Passivo circulante
Onde:
- A disponibilidade é o dinheiro sem precisar converter, como o caixa, contas de banco ou até cheques (podemos perceber que a disponibilidade também está dentro do ativo circulante), ou seja, o dinheiro que já pode ser usado.
Um exemplo: Uma empresa tem disponível R$ 80.000 e tem um passivo circulante de R$ 50.000, portanto a fórmula ficaria assim: 80.000 / 50.000 = 1,6
Podemos usar a mesma lógica da liquidez seca, onde para cada R$ 1 de dívida temos R$ 1,6 para pagar.
GE (GRAU DE ENDIVIDAMENTO)
Este é o grau de endividamento que serve para mostrar o quanto uma empresa tem de dívidas em relação ao seu ativo.
Sua fórmula é: Passivo exigível / Ativo
Onde:
- Passivo exigível é tudo que a empresa deve pagar ao fim do exercício, ou seja tudo que a empresa deve pagar caso ela feche, é a soma do seu passivo circulante com passivo não circulante;
- Ativo é tudo que a empresa tem.
Um exemplo: Uma empresa tem de Passivo exigível de R$ 75 mil e um ativo de R$ 100 mil, ao usar a fórmula: 75.000 / 100.000 = 0,75
Com isto podemos concluir que a cada R $1 que a empresa possui ele tem R $0,75 de dívida, ou ainda, que 75% de tudo que a empresa tem serve para quitar a dívida caso venda tudo e feche a empresa.
REI
Este indicador serve para ver o quanto uma empresa está faturando de fato baseando se em seu patrimônio líquido, ou seja, mostra a sua rentabilidade.
Sua fórmula é: Lucro Liquido / Patrimônio Liquido x 100
Onde:
- Patrimônio líquido é o capital que a empresa possui, pode ser encontrado utilizando a fórmula: Ativo – Passivo;
- Lucro líquido nada mais é do que o lucro que a empresa tem de suas atividades, o ideal é utilizar o lucro dos últimos 12 meses.
Exemplo: A empresa x tem o lucro líquido de R $10 mil nos últimos 12 meses, e tem um patrimônio líquido no valor de R $100 mil. Utilizando a fórmula: 10.000 / 100.000 = 0,1 x 100 = 10%
Chegamos a conclusão que a rentabilidade desta empresa é 10% ao ano (caso tudo permaneça igual).
O roi não serve somente para calcular a rentabilidade da sua empresa mas também do investimento dela, como por exemplo:
A empresa X investiu R$ 10 mil por mês em marketing, e conseguiu gerar R$ 15 mil por mês, portanto a empresa gastou em 12 meses R$ 120 mil, e lucrou R$ 180 mil, 180.000 – 120.000 / 120.000 = 0,5 = 50%.
Margem líquida
É o percentual de lucro sobre a receita, mostra o quão lucrativo é uma venda de determinado produto, ou mesmo de toda a empresa.
Sua fórmula é: Lucro Líquido / receita total x 100
Onde:
- Receitas total é o quando a empresa faturou em determinado período, se seu faturamento for R $100 mil este é o valor de suas receitas;
- Lucro líquido é sua receita diminuindo as despesas, custos, descontos, devoluções e impostos.
Exemplo: A empresa teve um lucro líquido anual de R$ 250 mil, e suas receitas líquidas foram R$ 450 mil, usando a fórmula: 250.000 / 450.000 x 100 = 55% ou seja, 55% de lucro sobre suas vendas.
Na margem líquida:
- Se estiver aumentando é bom, já que mostra que está se tornando mais rentável;
- Se estiver caindo é ruim, já que mostra que a empresa está diminuindo o seu lucro por algum motivo.
Margem bruta
Mostra o desempenho da sua empresa, mostrando o quanto de dinheiro sobra para pagar as despesas e impostos.
Sua fórmula é: Lucro bruto / receitas totais x 100
Onde:
- Lucro bruto é a sua receita descontando todos os custos envolvidos no processo do seu produto
Exemplo: Sua empresa teve a receita de R$ 100 mil, com custo de R$ 70 mil, a conta ficaria assim: 30.000 / 100.000 x 100 = 30%, ou seja, 30% sobra para o pagamento de outras despesas e impostos, caso a soma deles sejam R$ 20 mil, e aplicando a fórmula da margem líquida: 10.000 / 100.000 x 100 = 10%
Com o cálculo destas duas margem feito anualmente ou trimestralmente podemos ter uma ideia de como a empresa está indo.
Na margem bruta:
- Se a margem estiver aumentando isto é bom, pois estamos conseguindo melhorar o desempenho diminuindo o custo mesmo vendendo a mesma quantidade;
- Se estiver caindo isso é ruim quer dizer que estamos com os custo aumentando mesmo vendendo o mesmo, ou vendendo mais mas com os custo aumentando ainda mais.
CAC
É o custo de aquisição de cliente, ou seja, o quanto você deve gastar para conquistar um novo cliente.
Sua fórmula é:
Investimento de marketing (IM) + Investimentos Vendas (IV) / Número de clientes (NC)
Onde:
- IM é o quanto foi gasto em marketing, seja em propagandas em post em redes sociais, panfletos etc;
- IV são as despesas que teve em cada venda feita;
- NC é a quantidade de novos clientes.
Exemplo: Uma empresa gasta em um mês R$ 7 mil em marketing, R$ 4 mil em despesas e conseguiu conquistar 25 novos clientes, aplicando a fórmula temos: 7.000 + 4.000 / 25 = 440.
Portanto o custo de conquistar um novo cliente é R$ 440, mas este indicador não diz muito se analisado sozinho, mas se usarmos com o ticket média isto pode dizer muito o caminho que devemos tomar na nossa empresa, se devemos focar em marketing e conquistar novos clientes ou em investimentos para diminuir nosso custo e despesas.
Ticket Médio
Basicamente é o valor médio gasto pelo cliente na sua empresa, mas a sua análise deve ser feita baseado no histórico, ou seja, deve ver se está aumentando, diminuindo ou se mantém estável.
Sua fórmula é: Faturamento total / pedidos
Onde:
- Faturamento total é sua receita em determinado período;
- Pedidos é para quantos clientes foram feitas as vendas.
Exemplo: Sua empresa faturou em um trimestre R$ 100 mil e vendeu para 2000 clientes diferentes, o seu ticket médio é: 100.000 / 2000 = R$ 50.
Cada cliente seu compra em média R$ 50 da sua empresa, e sabendo disto podemos analisar com o CAC e ver as seguintes situações:
- Se o valor do CAC for R$ 30 e o ticket médio R$ 50, vale a pena tentar conquistar novos clientes já que você gastará R$ 30 e vai receber R$ 50, ficaria com um “Lucro” de R$ 20;
- Se o CAC for R$ 70 e o ticket R$ 50, vale mais a pena investir em melhorar o seu processo do que adquirir novos clientes, já que você gastará R$ 70 para conquistar, mas só vai ganhar R$ 50.